17/10 a 27/10/2019

43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

A Cinemateca Brasileira, historicamente, integra o circuito das salas de exibição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Tradicional evento da cidade, a 43ª edição da Mostra apresenta um rico painel da produção mundial contemporânea, em competição, além de estreias, homenagens e programas retrospectivos.

Em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, a Cinemateca e a 43ª Mostra realizam, no dia 27 de outubro, a exibição gratuita do Programa “Méliès e Primórdios do Cinema Brasileiro” no vão-livre do MASP. A sessão contará com acompanhamento musical ao vivo e reúne curtas restaurados de Georges Méliès e animações pioneiras, Macaco feio… macaco bonito (1929) e Frivolitá (1930), ambos dirigidos por Luiz Seel.

Os ingressos das sessões seguem o preço proposto pela Mostra.
Para maiores informações sobre a programação e ingressos: www.43.mostra.org

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira | 17/10


SALA BNDES

17h – LEVE-ME PARA UM LUGAR LEGAL

No começo da vida adulta, Alma deixa a casa da mãe na Holanda e viaja para sua terra natal, a Bósnia, para encontrar o pai que nunca conheceu. Mas desde o início, nada corre como planejado. Seu primo Emir não é receptivo e zomba da vida fácil da jovem no Ocidente. Ao mesmo tempo, uma forte atração sexual leva a jovem a se relacionar com o melhor amigo de Emir, o problemático Denis. À medida que os obstáculos aumentam, Alma segue determinada a achar o pai. Ela só precisará conhecer a si mesma antes. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Roterdã. Indicado para 16 anos.

Direção: Ena Sendijarevic
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 91′
Título Original: Take Me Somewhere Nice
País de Origem: Holanda / Bósnia
Elenco: Luna Zorić, Lazar Dragojević, Ernad Prnjavorac, Sanja Burić, Jovana Jasna Đuričić


19h – MEU VERÃO EXTRAORDINÁRIO COM TESS

Por medo de ficar sozinho, Sam põe em prática durante as férias o “treinamento de solidão”, que ele mesmo criou. Mas o menino conhece Tess, uma garota que carrega um grande segredo, e acaba atraído para uma aventura que o faz perceber que valorizar a família é mais importante que fugir. Menção Especial na seção Generation K Plus no Festival de Berlim. Livre.

Direção: Steven Wouterlood
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 82′
Título Original: Mijn Bijzonder Rare Week Met Tess
País de Origem: Holanda / Alemanha
Elenco: Sonny Van Utteren, Josephine Arendsen


20h45 – SYSTEM CRASHER

Benni é uma menina de nove anos revoltada, agressiva e imprevisível. A garota foi expulsa de todas as escolas onde estudou e não vive com a mãe, que tem medo dela. O serviço social contrata Micha, uma especialista em controle de raiva, para acompanhar Benni na escola. Vencedor do Prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim. Indicado para 18 anos.

Direção: Nora Fingscheidt
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 119′
Título Original: Systemsprenger
País de Origem: Alemanha
Elenco: Helena Zengel, Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmeide, Lisa Hagmeister

Sexta-feira | 18/10


SALA BNDES

17h – MAGALÍ

Depois de receber a notícia da morte de sua mãe, Magalí retorna à cidadezinha onde cresceu, no norte da Argentina. Lá, ela encontra seu filho de dez anos e uma comunidade próxima, na qual tradições antigas ainda fazem sentido. Um puma rodeia a cidade e aparece em seus sonhos. O animal está comendo todo o gado, e Magalí e o filho são escolhidos para realizar um ritual para guiar o bicho de volta ao seu mundo. Indicado para 12 anos.

Direção: Juan Pablo Di Bitonto
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 81′
Título Original: Magalí
País de Origem: Argentina
Elenco: Eva Bianco, Gustavo Contreras, Ariel Gaspar, Cristian Nieva


18h40 – MÚSICA E APOCALIPSE

A cientista climática Phoebe Phaidon assume o seminário “Introdução aos Estudos de Simulação”, no Instituto de Cibernética da Universidade de Berlim, de Brenda Berger, chefe da instituição. Brenda precisa participar de seu projeto, uma simulação virtual da mudança climática, com financiamento privado, para evitar o ameaçado desligamento de seu instituto pelo conselho da universidade. Tudo depende de uma avaliação bem-sucedida no final do semestre. Phoebe é obrigada a trabalhar na simulação e um consultor corporativo é contratado como treinador motivacional para os funcionários do local.  Os alunos de Phoebe suspeitam de um interesse corporativo por trás da pesquisa da Abstract-Wege e ocupam a biblioteca da universidade. Phoebe viaja para uma conferência em Gdańsk, na Polônia, com um colega para decifrar o segredo por trás do iminente apocalipse. Indicado para 10 anos.

Direção: Max Linz
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 80′
Título Original: Weitermachen Sanssouci
País de Origem: Alemanha
Elenco: Sarah Ralfs, Bernd Moss, Philipp Hauß, Sophie Rois


20h20 – A FILHA DO TREINADOR

Wiktoria é uma garota de 17 anos que se dedica ao jogo de tênis, sob o olhar atento de Maciej, seu pai e também seu treinador. Como de costume, os dois se preparam para viajar pela Polônia e participar de algumas competições. Mas essa temporada não será igual a todas: Igor, um jovem e promissor atleta, também treinado por Maciej, se junta a eles. Wiktoria logo se apaixona por Igor. Cansada dos treinos pesados, a menina encontra uma razão para viver fora das quadras. Indicado para 16 anos.

Direção: Lukasz Grzegorzek
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Duração: 92′
Título Original: Córka Trenera
País de Origem: Polônia
Elenco: Jacek Braciak, Karolina Bruchnicka, Bartlomiej Kowalski

Sábado | 19/10


SALA BNDES

17h – A VIAGEM DO PRÍNCIPE

Em um mundo dominado por macacos, um velho príncipe consegue sobreviver a uma travessia marítima. Em uma costa desconhecida, ele é encontrado pelo jovem Tom, quando então começa a descobrir um mundo inteiramente novo, mas também perigoso. Indicado para 12 anos.

Direção: Jean-François Laguionie e Xavier Picard
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 77′
Título Original: Le Voyage du Prince
País de Origem: França/Luxemburgo


18h40 – EU PROMETO SER SENSATO

Depois de anos de dificuldades no teatro, Frank deseja uma vida mais calma e aceita um emprego como guarda de um museu nos arredores de Paris. No entanto, ele não contatava com Sibylle, uma oficial de vigilância que atrapalha sua tranquilidade e a quem se vê obrigado a se unir para criar uma pequena farsa. Indicado para 12 anos.

Direção: Ronan Le Page
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 92′
Título Original: Je promets d’être sage
País de Origem: França
Elenco: Pio Marmaï, Léa Drucker, Mélodie Richard, Gilles Privat, Florence Janas


20h30 – AMAZING GRACE

Em 1972, Aretha Franklin gravou o álbum Amazing Grace com o coral Southern California Community na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles. Foi um retorno às raízes, pois Aretha iniciou a carreira com a música gospel. Gravado em dois dias e ao vivo, Amazing Grace se tornou o disco gospel mais bem-sucedido de todos os tempos. O material que deu origem ao documentário foi filmado em 13 e 14 de janeiro de 1972, com uma equipe de filmagem, engenheiros de som e cinco câmeras de 16mm, todas dirigidas por Sydney Pollack. Livre.

Direção: Alan Elliott
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 89′
Título Original: Amazing Grace
País de Origem: EUA

Domingo | 20/10


SALA BNDES

16h – STOCKHAOUSEN / PRELJOCAJ (DIÁLOGOS) | ELDORADO

Em 2007, durante os ensaios de Eldorado, baseado em uma peça musical de Karlheinz Stockhausen, Angelin Prejolcaj visitou o compositor em Colônia. Olivier Assayas nos permite descobrir o mundo da criação e a arte do renomado compositor alemão que influenciou uma geração de músicos, de Beatles a Björk. Indicado para 16 anos.

Direção: Olivier Assayas
Ano de Produção: 2008
Cromia: Colorido
Duração: 52′
Título Original: Stockhausen / Preljocaj (Conversation)
País de Origem: França

Em 2005, o coreógrafo Angelin Preljocaj vai para Colônia, na Alemanha, visitar os estúdios de Karlheinz Stockhausen. O compositor quer que ele ouça o seu último trabalho, Sonntags Abschied. Instigado por essa criação, o dançarino aceita uma segunda incursão na obra do músico alemão, que já havia dado origem a Helikopter, em 2001. A partitura mística inspira o coreógrafo com a ideia de um paraíso perdido. Olivier Assayas revela os segredos da criação, filmando os momentos de alegria e angústia desse novo e ambicioso trabalho. Indicado para 16 anos.

Direção: Olivier Assayas
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Duração: 90′
Título Original: Eldorado
País de Origem: França


18h40 – À ESPERA DE TURISTAS

Um jovem alemão presta serviços voluntários no Museu de Auschwitz e cuida também de um sobrevivente do campo de concentração que mora nas proximidades – um velho teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Quando o rapaz se apaixona por uma tradutora, seu cotidiano muda, apesar das marcas indissociáveis entre o passado e o presente daquele lugar. Indicado para 14 anos.

Direção: Robert Thalheim
Ano de Produção: 2007
Cromia: Colorido
Duração: 85′
Título Original: 
Am Ende Kommen Touristen
País de Origem:
Alemanha
Elenco:
Alexander Fehling, Ryszard Ronczewski, Barbara Wysocka, Piotr Rogucki


20h20 – LA MALA NOCHE

Dana é bonita e inteligente e, para sobreviver, recorre à prostituição. Ela precisa entregar a maioria do dinheiro que ganha ao chefe do tráfico de pessoas, que a protege e a explora. A mulher tem a esperança de conseguir sua liberdade, caso se comporte bem, mas a doença de sua filha a impede de atingir seus objetivos. Um incidente inesperado dá chance a Dana de sair dessa situação e de buscar justiça com as próprias mãos. Indicado para 16 anos.

Direção: Gabriela Calvache
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 95′
Título Original: La mala noche
País de Origem: Equador / México
Elenco: Nöelle Schönwald, Cristian Mercado, Jaime Tamariz

Quinta-feira | 24/10


SALA BNDES

17h – GUERRA DO ALGODÃO


Dora é uma adolescente criada na Alemanha. Pela primeira vez, ela visita sua enigmática avó no Brasil. Enquanto tentar voltar à Europa a todo custo, Dora começa a descobrir a incrível história por trás das mulheres de sua família. Indicado para 14 anos.

Direção: Marília Hughes e Cláudio Marques
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 87′
Título Original: 
Guerra do algodão
País de Origem: Brasil
Elenco: 
Dora Goritzki, Thaia Perez, Thaila Lima

 

18h50 – NINA WU

Nina Wu é uma atriz em ascensão que consegue um ótimo – ainda que desafiante – papel em um filme, que pode ser o ponto de virada em sua carreira. Porém, Nina sofre com as cenas de nudez e sexo, e com as muitas exigências do diretor. Ela, então, precisa voltar à sua cidade natal, pois a empresa de seu pai faliu e sua mãe teve um ataque cardíaco. Lá, Nina tenta se reaproximar de Kiki, uma amiga de infância, mas é assombrada pela paranoia de que uma mulher misteriosa a persegue. Indicado para 18 anos.

Direção: Midi Z
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração: 103′
Título Original: Zhuo Ren Mi Mi
País de Origem: Taiwan / Malásia / Myanmar
Elenco: Wu Ke-xi, Sung Yu-hua, Hsia Yu-chiao, Shih Ming-shuai


21h – DE QUEM É O SUTIÃ?

O maquinista Nurlan faz sua última viagem antes de se aposentar. No caminho, o trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul. Temendo dias solitários, Nurlan embarca em uma jornada: encontrar a dona da peça íntima. Assim, ele conhece várias mulheres e pede para que elas experimentem o sutiã para a fúria de uma porção de maridos. Indicado para 12 anos.

Direção: Veit Helmer
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Som: Mudo
Duração: 90′
Título Original: The Bra
País de Origem: Alemanha
Elenco: Miki Manojlović, Paz Vega, Chulpan Khamatova, Denis Lavant, Maia Morgenstern

Sexta-feira | 25/10

17h00 | ESTAÇÃO DAS CHUVAS

SALA BNDES

É época das monções em Singapura e a cidade está chuvosa. O clima reflete a situação de Ling, uma professora de chinês cujo casamento e a vida profissional estão se desfazendo porque ela é incapaz de ter um filho. Mas uma improvável amizade com uma aluna a ajuda a reafirmar sua identidade como mulher. Indicado para 14 anos.

Direção: Anthony Chen
Ano de Produção:
2019
Cromia:
Colorido
Duração:
103′
Título Original:
Wet Season
País de Origem:
Singapura / Taiwan
Elenco:
Yann Yann Yeo, Koh Jia Ler, Christopher Lee, Yang Shi Bin


18h30 | DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA | II ENCONTRO DE ACESSIBILIDADE AUDIOVISUAL DO MERCOSUL

SALA PETROBRAS

Alice Gonzaga é guardiã de uma parte importante da história do cinema nacional. Ela é filha de Adhemar Gonzaga, fundador da Cinédia, o primeiro estúdio de cinema do Brasil. No documentário, Alice abre os arquivos da empresa e mostra as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas. Livre.

Direção: Betse de Paula
Ano de Produção:
2017
Cromia:
Colorido e PB
Duração:
82′
Título Original:
Desarquivando Alice Gonzaga
País de Origem:
Brasil


20h00 | 3ª PRÊMIO ABRA DE ROTEIRO

SALA BNDES

Sábado | 26/10


SALA BNDES

17h00 | FLORES DO CÁRCERE

Seis ex-detentas voltam à Cadeia Pública de Santos, onde cumpriram suas penas, doze anos após serem libertadas. A cadeia agora está abandonada, e elas refletem sobre o encarceramento feminino e sobre a reintegração na sociedade. Livre.

Direção: Paulo Caldas e Bárbara Cunha
Ano de Produção:
2019
Cromia:
Colorido
Duração:
82′
Título Original:
Flores do cárcere
País de Origem:
Brasil

 

18h40 | DESORDEM

No meio de uma tempestade, três adolescentes invadem uma loja de instrumentos musicais e se veem frente a frente com o dono do lugar, que está armado. Depois de uma briga, o homem acaba morto e os jovens fogem pela noite, com sangue nas mãos. Eles fazem parte de uma banda de pós-punk em ascensão, e um assassinato é a última coisa que precisam. Indicado para 18 anos.

Direção: Olivier Assayas
Ano de Produção:
1986
Cromia:
Colorido
Duração:
88′
Título Original:
Désordre
País de Origem:
França


20h20 | ADAM

O desajeitado adolescente Adam acaba de terminar o primeiro ano do ensino médio. Quando sua irmã mais velha, Casey, sugere que ele a visite em Nova York, o rapaz imagina que finalmente conhecerá uma garota. A fantasia não se materializa como o esperado, já que Casey abraçou com entusiasmo a vida da comunidade LGBT do Brooklyn e convida Adam para participar dessa vida social e de eventos militantes. O jovem, então, apaixona-se por Gillian, uma menina inteligente e bonita, que assume erroneamente que Adam é trans. Atordoado e apaixonado, ele concorda com a suposição dela, resultando em uma sucessão de erros que não está muito pronto para cometer. O filme é baseado no livro homônimo escrito por Ariel Schrag. Indicado para 12 anos.

Direção: Rhys Ernst
Ano de Produção: 2019
Cromia:
Colorido
Duração:
96′
Título Original:
Adam
País de Origem:
EUA
Elenco: Nicholas Alexander, Bobbi Salvör Menuez, Leo Sheng, Chloë Levine

Domingo | 27/10


SALA BNDES

16h00 | CARLOS, O CHACAL

A história de Ilich Ramirez Sanchez, que, durante duas décadas, foi um dos terroristas mais procurados do planeta. Entre 1974 em Londres, quando tentou assassinar um empresário britânico, e 1994, ao ser preso em Cartum, ele viveu muitas vidas sob diversos pseudônimos, e sobreviveu a todas as complexidades da política internacional da época. Quem foi Carlos, como suas identidades se entrelaçavam, se impunham e se articulavam? O que ele foi antes de se comprometer com uma luta sem fim? É ao redor dessas questões que a trama se constrói. Indicado para 16 anos.

Direção: Olivier Assayas
Ano de Produção: 2010
Cromia:
Colorido
Duração:
334′
Título Original:
Carlos
País de Origem:
França / Alemanha
Elenco:
Edgar Ramirez, Alexander Scheer, Nora Von Walstätten, Christoch Bach