DE 1.12.2018 a 5.12.2018

5ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO

De 29 de novembro a 5 de dezembro, a Cinemateca Brasileira recebe a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo. A Mostra apresentará 10 longas-metragens produzidos pelo Mosfilm, o maior e mais antigo estúdio da Europa, com um acervo de 2.500 títulos do período soviético e da atual Federação Russa.

No dia 29/11, às 20h, a sessão de abertura contará com o clássico Vá e veja (1985), de Elem Klimov. Frequentemente referenciado como um dos filmes mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o longa foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo Diretor Geral do Mosfilm, o cineasta Karen Shakhnazarov.

Além de Vá e veja, também serão apresentadas cópias restauradas de obras como Cidade zero(1988), de Karen Shakhnazarov, o vencedor da Palma de Ouro Quando voam as cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov – que contará com uma sessão especial ao ar livre no domingo, dia 2/12 –, e a épica adaptação do romance Guerra e paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o filme de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969 e reconstituiu a Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

Durante todo o período da Mostra estará em cartaz a exposição de bonecas “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff. E no domingo, dia 2/12, além da exibição na tela externa, a Cinemateca recebe expositores da Feira do Leste Europeu. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionarão a partir das 13h. Maiores informações na notícia.

A Mostra é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Brasileira.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

Sábado

01.12.2018 | 15:00

Sala BNDES

Guerra e Paz I – Andrei Bolkonsky

Sinopse

Em 1805, o príncipe Andrei Bolkonsky alista-se no Exército Russo. Gravemente ferido na Batalha de Austerlitz, onde os seus são esmagados, o príncipe é erroneamente dado como morto. Pierre Bezukhov, filho bastardo de um dos homens mais ricos do país, é apresentado à alta sociedade. Classificação indicativa: 14 anos.

Ficha Técnica

Direção: Serguei Bondarchuk
Ano de Produção1965
Cromia: Colorido
Duração: 146′
Formato de Exibição: DCP
Formato Original: 35mm
Título Original: Война и мир: АндрейБолконский
País de Origem: URSS
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava

Sábado

01.12.2018 | 17:45

Sala BNDES

Guerra e paz II – Natasha Rostova

Sinopse

Andrei Bolkonsky se apaixona por Natasha Rostova e a pede em casamento. Seu pai, o Conde Rostov, porém, pede que aguardem o retorno do príncipe de uma viagem. Nesse ínterim, Natasha conhece AnatolKuragin, e os dois acabam se envolvendo. Classificação indicativa: 14 anos.

Ficha Técnica

Direção: Serguei Bondarchuk
Ano de Produção1966
Cromia: Colorido
Duração: 97′
Formato de Exibição: DCP
Formato Original: 35mm
Título Original: Война и мир: НаташаРостова
País de Origem: URSS
Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava

Sábado

01.12.2018 | 19:30

Sala BNDES

A ascensão

Sinopse

No rigoroso inverno que assola a União Soviética durante a 2ª Guerra Mundial, dois partisans deixam seu acampamento à procura de alimentos para o grupo. A jornada é de provações e sofrimento. Capturados pelos nazistas, reagem diferentemente ao mesmo tratamento brutal. Classificação indicativa: 16 anos.

Ficha Técnica

Direção: Larissa Shepitko
Ano de Produção1977
Cromia: Preto e Branco
Duração: 109′
Formato de Exibição: DCP
Formato Original: 35mm
Título Original: Восхождение 
País de Origem: URSS
Elenco: Boris Plotnikov, Vladimir Gostyukhin, Lyudmila Polyakova e Anatoly Solonitsyn