Skip to content

biblioteca

A Biblioteca do Centro de Documentação e Pesquisa Paulo Emílio Sales Gomes da Cinemateca Brasileira reúne um vasto acervo bibliográfico especializado sobre o audiovisual brasileiro, mas também contempla assuntos relacionados, como cinema mundial, televisão, vídeo, fotografia, políticas culturais, entre outros. Aberta ao público em 1954, como biblioteca da Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, sua coleção sobre cinema está presente desde 1946, com a criação do Segundo Clube de Cinema.

Atualmente o acervo bibliográfico é de aproximadamente 70 mil itens, incluindo livros, periódicos, hemeroteca, catálogos, produção acadêmica e folhetos. Destaca-se a coleção Documentação Escrita, que inclui roteiros, storyboards, argumentos, projetos e listas de diálogos de filmes. Integra também o acervo uma coleção de DVDs, VHS e Blu-ray, para visionamento local.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O espaço oferece computadores com internet e conexão Wifi.

Os interessados podem realizar pesquisas prévias ao acervo pela internet e encaminhar a seleção de materiais. Para solicitar consulta ou informações gerais, envie e-mail para biblioteca@cinemateca.org.br

Consulte os catálogos do nosso acervo:

Pular para o conteúdo