A Cinemateca

Áreas Públicas

Jardim

A Cinemateca Brasileira, além de suas salas de cinema e biblioteca, oferece a seus visitantes um jardim com bancos e mesas, árvores frutíferas e conjunto de esculturas, doadas por artistas, que contribuíram para a revitalização da área do antigo Matadouro.

Funcionamento do jardim da Cinemateca: segunda-feira a quarta-feira das 08h às 18h, e quinta-feira a domingo, das 08h às 21h. Entrada gratuita.

 

Piqueniques

O horário de funcionamento para piquenique é das 08h às 17h nos dias úteis e das 08h às 18h nos finais de semana. Os piqueniques podem ser suspensos por conta de alguma programação da instituição. 

Não fazemos reservas de mesa, o uso é por ordem de chegada.

É permitida a presença de até 25 pessoas, em cada grupo, entre crianças e adultos.

Não é permitido uso de bolas, tendas, barracas, aparelhagem de som, decorações, entre outros.

Todo lixo produzido deve ser retirado do local, sob pena de multa.

A Cinemateca não se responsabiliza, nem arcará com qualquer prejuízo, em caso de furtos.

Não é permitido subir nas esculturas, nas árvores ou entrar na fonte.

Não é permitido alimentar as carpas.

É terminantemente proibida a comercialização de itens de qualquer natureza nos espaços públicos da Cinemateca sem consulta prévia à Coordenação de Difusão.

Os danos ao patrimônio predial e material da Cinemateca Brasileira serão de responsabilidade de seus autores, com aplicação de multa.

Os casos que não se enquadrem nas descrições acima serão analisados e deliberados junto à Coordenação de Difusão e à Coordenação-Geral.

 

Animais

Só é permitida a entrada de cães de pequeno e médio porte nas áreas públicas da Cinemateca, desde que estejam presos à coleira e, se necessário, com focinheira.

Todo resíduo gerado pelo animal é de inteira responsabilidade de seu dono. Não é permitido o uso de bolas e bumerangues na área do deck devido à proximidade com a tela externa.

 

Fotografar na Cinemateca

– Fotos simples do passeio, feitas pela própria pessoa ou familiares, com uso apenas de câmeras ou de celulares, podem ser feitas sem autorização nas áreas públicas da Cinemateca, que são compreendidas pelo jardim, deck e corredores externos.

– Fotos para trabalhos acadêmicos são permitidas. É necessário enviar carta timbrada da instituição e resumo do projeto para o e‐mail: apoioproducao@cinemateca.org.br

– Não são permitidas fotos de books profissionais (noivas, gestantes, debutantes, formatura, etc.).

– Não é permitido o uso de drones ou equipamentos similares.

– Quando as fotos forem feitas para uso profissional/comercial é necessário solicitar análise junto à Coordenação de Difusão para autorização das fotos nos espaços públicos. Deverão ser informados o veículo, a data, bem como as características da equipe técnica através do e‐mail: apoioproducao@cinemateca.org.br

– A fachada da Cinemateca Brasileira está liberada para todo tipo de fotografia, com a ressalva de que, nas fotos de cunho comercial, o logo da Cinemateca não deve aparecer.

– Fotografar dentro dos espaços internos públicos da Cinemateca, como Foyer Petrobras e BNDES, só é permitido no caso de uso de celulares, sendo terminantemente proibido fotografar exposições realizadas no Foyer Petrobras/BNDES sem consulta prévia.

– Dentro das Salas Cinemateca/Petrobras e Cinemateca/BNDES é terminantemente proibido fotografar com qualquer tipo de equipamento, amador ou não, sem autorização.

Os casos que não se enquadrem nas descrições acima serão analisados e deliberados junto à Coordenação de Difusão e à Coordenação-Geral.