Skip to content

A preservação audiovisual contempla não somente os filmes exibidos no cinema, mas também obras feitas para a televisão ou para a internet, obras publicitárias, domésticas, amadoras, exibidas ou não publicamente. Além das obras, a Cinemateca Brasileira preserva uma série de itens e conjuntos documentais, de diferente gêneros e tipologias, que registram diversos aspectos do campo cinematográfico e audiovisual – brasileiro e internacional.

A Cinemateca Brasileira, como maior arquivo audiovisual da América do Sul estimula o depósito de cópias, matrizes e materiais correlatos de obras audiovisuais brasileiras e estrangeiras, prezando pelo patrimônio audiovisual brasileiro. Lembramos que os direitos autorais são mantidos com os respectivos detentores e à Cinemateca cabe a guarda e proteção do material.

Doação de materiais 

A doação de materiais, documentos e/ou equipamentos ocorre quando uma pessoa ou empresa possui o interesse de seu armazenamento na Cinemateca Brasileira. A solicitação será analisada e, caso seja aceita, será marcada uma data para a entrega ou retirada junto ao doador.

Formulário para fornecimento de informações sobre materiais a serem doados à Cinemateca Brasileira:

Depósito Voluntário

O depósito voluntário ocorre quando uma pessoa ou empresa possui o interesse em armazenar materiais fílmicos e documentais na Cinemateca Brasileira. A solicitação será analisada e, caso seja aceita, será marcada uma data para a entrega pelo depositante. Após o recebimento, estes materiais são catalogados e armazenados, respeitando suas especificidades técnicas e estado de conservação.

Formulário para Cadastro de Depositantes, pessoa física ou jurídica:

Formulário para Depósito de Materiais, com fornecimento de informações sobre materiais a serem depositados na Cinemateca Brasileira em caráter voluntário:

Depósito Legal

Amparado pelo artigo 8º da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993 e pelo artigo 26 da Medida Provisória nº 2.228-1/2001, o Depósito Legal consiste na entrega, por parte dos proponentes audiovisuais contemplados com recursos públicos federais, de uma cópia da obra incentivada (longas, curtas e séries), para fins de preservação, na Cinemateca Brasileira.

O material/suporte da obra audiovisual recebida em Depósito Legal é submetido a uma análise técnica qualificada, com vistas a verificar sua completude e real situação no que diz respeito à integridade física, finalização, qualidade de som e imagem, sincronismo e existência ou não de problemas que interfiram na preservação da obra/material, bem como na prestação de contas do projeto incentivado.

Para encaminhar materiais preencha, imprima e assine a Ficha de depositante:

Preencha, imprima e assine a Ficha Técnica:

COMO ENVIAR material fílmico 

A embalagem contendo o material fílmico e os documentos citados deve ter a seguinte identificação:
Identificação do DESTINATÁRIO

CINEMATECA BRASILEIRA – SETOR DE EXPEDIÇÃO

DEPÓSITO LEGAL

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

CEP 04021-070 – São Paulo – SP

Identificação do REMETENTE

Nº SALIC ou Nº PRONAC 99-9999

Projeto: [TÍTULO do projeto]

[Nome da empresa PROPONENTE]

[Representante da Empresa PROPONENTE]

[Endereço da proponente]
Pular para o conteúdo