Atendimento

Depósitos e Doações

Obras audiovisuais são elementos artísticos, culturais e sociais que integram o patrimônio cultural brasileiro. Como parte de uma história e tradição, todas as obras devem ser preservadas, sem juízo de valor, para que futuras gerações possam ter acesso.

A preservação audiovisual contempla não somente os filmes exibidos no cinema, mas também obras feitas para a televisão ou para a internet, obras publicitárias, domésticas, amadoras, exibidas ou não publicamente. Além das obras, os arquivos audiovisuais também guardam uma série de itens e conjuntos documentais, de diferente gêneros e tipologias, que registram diversos aspectos do campo cinematográfico e audiovisual – brasileiro e internacional.

A Cinemateca Brasileira tem como função social conservar e difundir os materiais colocados sob sua guarda. É importante ressaltar que isso não retira os direitos autorais de seus detentores, que devem sempre ser respeitados. Os materiais que integram o acervo da instituição são incorporados através de depósito legal, depósito voluntário ou doação.