25/4 a 05/5/2019

GÖBEKLITEPE: PONTO ZERO NO TEMPO

De 25 de abril a 5 de maio, a Cinemateca Brasileira recebe a exposição Göbeklitepe: Ponto zero no tempo, uma realização do Consulado Geral da Turquia em São Paulo. A exposição integra a programação do 2º Panorama do cinema turco.

Göbeklitepe foi um templo localizado no topo de uma colina no Sudeste da Turquia, atualmente a 15 km da cidade de Şanlıurfa. Sua existência desafia o nosso conhecimento acerca do período neolítico. Isto porque, datado de 12.000 anos atrás, a construção do templo consiste numa estrutura complexa, que exigiria algum tipo de organização social e de ferramentas avançadas para época, ou seja, algum grau de sedentarização – num período que se presume anterior ao advento da agricultura.

O sítio arqueológico foi criado em 1995 com o início das escavações lideradas pelo Prof. Klaus Schmidt com ajuda do Instituto Arqueológico Alemão, e é formado principalmente por estruturas circulares e ovais. As investigações revelaram que o local abriga pelo menos 20 instalações, utilizadas predominante para rituais ou cerimônias religiosas, dispostas num padrão que cada instalação abriga duas grandes colunas em formato de T ao centro, circundadas por cercas e muros que apresentam outras colunas menores.

Através das fotografias, nota-se que o templo ainda preserva a maior parte da estrutura e muitos de seus detalhes, como as figuras de animais entalhadas nas colunas (sendo mais comuns as aparições de raposas, cobras, javalis selvagens, grous e patos selvagens). Este estado de conservação se deve aos seus primeiros freqüentadores enterrarem completamente o local antes de abandoná-lo, há cerca de 9000 anos atrás, protegendo-o da ação do tempo.

A exposição fica aberta para visitação de segunda a quarta, das 08h às 18h, e de quinta a domingo, das 08h às 21h. Toda a programação tem entrada gratuita.