III MOSTRA DE CINEMA GREGO NA CINEMATECA

DE 01.11.2018 A 11.11.2018

III MOSTRA DE CINEMA GREGO NA CINEMATECA

A Cinemateca, o Greek Film Archive, o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a Coletividade Helenica, realizam – a III Mostra de Cinema Grego na Cinemateca Brasileira.

A Mostra apresenta uma seleção de 11 títulos dirigidos por importantes realizadores gregos, alguns deles inéditos em nosso circuito comercial, e que datam principalmente de meados do século XX, e dos anos de 2010, momento em que estas obras passaram a ocupar maior espaço no circuito de festivais internacionais. Entre os destaques da programação estão obras que serão projetadas em 35mm, como os clássicos O batalhão dos descalços (To xypolyto tagma, 1954), de Gregg C. Tallas, sobre uma gangue de jovens órfãos que roubava dos alemães; … a caminho do navio (…mehri to ploio, 1966), de Alexis Damianos, O preço do amor (I timi tis agapi, 1984), de Tonia Marketaki, drama de uma jovem trabalhadora que é abandonada grávida pelo parceiro. Em um panorama mais recente estão filmes como Kinetta (2006), do já renomado cineasta Yorgos Lanthimos; o drama sobre imigrantes na Grécia, Praça Amerikis (Plateia Amerikis), de Giannis Sakaridis; e Xenia, de Panos Koutras, sobre dois jovens que, após a morte da mãe, albanesa, vão em busca do pai, grego, para que ele os reconheça.

Para o encerramento da Mostra, no dia 11/11, a Cinemateca receberá apresentações culturais de danças típicas da Grécia, a partir das 18h, em sessão ao ar livre o clássico do cineasta Jules Dassin, Nunca aos domingos (Pote tin Kyriaki), às 20h. O filme fez grande sucesso à época e será exibido em cópia no suporte original 35mm.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

 

DOMINGO NUBLADO

Durante a ocupação alemã da Tessalônica, no turbulento ano de 1943, um casal vive um amor proibido – sendo ela judia e ele, cristão – e lutam para superar o preconceito e o medo, à medida que as brutalidades contra a comunidade judaica da cidade aumentam. Baseado no livro de Giorgos Sakmpardonis. ...
quinta-feira 01 nov 2018
20:00
SALA BNDES

O BATALHÃO DOS DESCALÇOS

Em Tessalônica, no período do pós-guerra, Stavros conta a história de 160 crianças que fazem parte do “batalhão de descalços”. Expulsos do orfanato, elas arriscaram suas próprias vidas quando formaram uma quadrilha de heróis, que roubava dos alemães alimentos e remédios, e os distribuíam entre aqueles que tinham necessidade. ...
sexta-feira 02 nov 2018
18:00
SALA BNDES
Nenhum evento encontrado!