A Cinemateca

Parceiros

Ancine – Agência Nacional do Cinema

Órgão oficial do governo federal do Brasil, constituída como agência reguladora, que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Cinemateca e Ancine, com ações para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, são parceiras em alguns importantes projetos.

Depósito Legal

Previsto na Lei do Audiovisual, o Depósito Legal tem como objetivo garantir que toda obra audiovisual resultante da utilização de recursos incentivados ou que merecer prêmio em dinheiro concedido pelo Governo Federal seja devidamente preservada e integrada ao patrimônio audiovisual da União.

A Cinemateca Brasileira, órgão do Ministério da Cidadania, é a depositária de cópia de materiais audiovisuais cuja produção se deu através das leis de Incentivo à Cultura e do Audiovisual. Para tal, a instituição conta com parque tecnológico, equipe especializada e depósitos climatizados.

As cópias enviadas à Cinemateca recebem uma análise técnica detalhada, com vistas a atestar sua integridade e qualificação como material de preservação da obra, bem como é feita a catalogação de seu conteúdo em banco de dados, com o intuito de promover o conhecimento sobre os filmes incentivados.

Os materiais encaminhados para fins de depósito legal, uma vez aprovados, passam a ser propriedade da União e, portanto, não seguem as regras de acesso de materiais depositados voluntariamente.

Arquivos dos órgãos extintos

Organização dos arquivos dos órgãos extintos do audiovisual, para permitir o acesso às informações desses documentos públicos, assegurando suas funções legais e probatórias, bem como fomentar a pesquisa pela sociedade civil e científica.

MP-SeAC

Plataforma de Monitoramento da Programação de Serviço de Acesso Condicionado – MP-SeAC, que permite a gravação e recuperação de toda a programação dos canais de TV por assinatura, com alto desempenho, confidencialidade, disponibilidade, integridade e continuidade, permitindo a consulta dessa programação para fins de fiscalização, fomento e regulação, nos diferentes segmentos do setor audiovisual.

 www.ancine.gov.br

 

SAC – Sociedade Amigos da Cinemateca

Entidade civil sem fins lucrativos criada em 1962 para desenvolver ações de apoio à Cinemateca. Atua na difusão da cultura cinematográfica e audiovisual e na viabilização de projetos para o desenvolvimento das atividades da Cinemateca.

www.cinesac.org.br

 

ABC – Associação Brasileira de Cinematografia

Entidade que reúne profissionais de cinema brasileiros, criada em 2000, com o objetivo de incentivar a troca de informações entre diretores de fotografia, sonoplastas, montadores, diretores de arte e outros técnicos da indústria audiovisual. Em parceria com a Cinemateca, realiza mensalmente a Sessão ABC com filmes selecionados na presença dos principais técnicos envolvidos na produção, seguida de um debate com o público. Anualmente, também na Cinemateca, promove a Semana ABC de Cinematografia, com conferências, painéis e debates, reunindo personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outros profissionais do audiovisual, estudantes de cinema e demais interessados.

www.abcine.org.br

 

RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Sua parceria com a Cinemateca viabilizou o projeto do nosso Banco de Conteúdos Culturais, pois possibilitou o uso inédito por instituições da Cultura dos recursos da Rede Ipê, infraestrutura de rede de internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa.

www.rnp.br