PROGRAMA INÉDITO DE TV RELATA EXPERIÊNCIAS DE PERSONALIDADES DO CINEMA BRASILEIRO

 

 

Desde as primeiras projeções cinematográficas no Brasil até os dias atuais, já se vão mais de 120 anos. Relembrar um bocado dessa história é o objetivo de uma série televisiva inédita denominada Plano Sequência, em produção na Cinemateca Brasileira e que pretende resgatar um pouco da história da cultura audiovisual nacional.

Apresentada pelo ator Carlos Vereza, a série tem o formato de entrevistas, com diretores, roteiristas, atores, figurinistas e técnicos de produções relatando experiências que marcaram a filmografia nacional. Entre os entrevistados estão Neville D´Almeida, Ugo Giorgetti, Mauro Mendonça, Juca de Oliveira, Zezé Mota, Lui Farias, Guilherme Fiúza, Othon Bastos, Nuno Leal Maia, Regina Duarte e David Cardoso.

Somadas às narrativas desses personagens, o público poderá assistir a cenas históricas e marcantes do cinema brasileiro. Serão ao todo 26 capítulos com 35 minutos cada, transmitidos semanalmente pela TV Escola, em horário nobre, com duas reprises semanais. O primeiro vai ao ar já em dezembro. A TV Escola pode ser vista em TV aberta (SP/RJ/DF), parabólica ou por assinatura (ambas em todo o Brasil). Também pode ser acompanhada por computadores e aplicativos móveis (YouTube).

Ter como cenário a Cinemateca Brasileira é simbólico para a produção da série; afinal, a instituição detém e preserva o maior acervo de filmes da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos e aproximadamente um milhão de documentos, incluindo livros e roteiros, cartazes e fotografias.