REVISTA HUMBOLDT COSMO

O Goethe-Institut organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Desde 1959 o Goethe-Institut publica a revista Humboldt. Trata-se de um veículo totalmente gratuito, digital, que aborda temas ligados à arte, à cultura e às questões sociais.
Em todas as suas contribuições, a revista Humboldt procura destacar primordialmente as estreitas relações entre América do Sul e Alemanha/Europa, fomentando o diálogo transcontinental e estruturando o intercâmbio entre os países envolvidos. Para isso, a Revista contrapõe posições opostas ou controversas, criando um terreno para discussões e debates. As publicações da Revista vêm de diversos países, entre eles Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Venezuela.
Para celebrar os 220 anos da expedição pelas Américas do pesquisador alemão Alexander von Humboldt, o Instituto Goethe elaborou uma edição especial da revista que leva o nome do pesquisador chamada “Cosmo”, trazendo matérias e artigos sobre arte, cinema, sociedade e meio ambiente.

Uma das matérias reflete sobre como a Amazônia foi retratada no passado pelo cinema. Este e outros textos da Revista Humboldt podem ser acessados gratuitamente na edição Cosmo.