SESSÃO ABC | JULHO

Sala BNDES

03/07/2019 às 19h

A Sessão ABC é um evento mensal aberto ao público que exibe produções brasileiras. A exibição dos filmes é sempre seguida de debates com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização das obras.

A Sessão ABC de julho acontecerá no dia 03/07 com a exibição de Construindo Pontes (2018), documentário de Heloisa Passos. Antes do longa-metragem, será exibido o curta Riscados Pela Memória (2018), de Alex Vidigal e fotografia de André Carvalheira, finalista do categoria de Melhor Direção de Fotografia para Curta-metragem do Prêmio ABC 2019.

Em recente entrevista, publicada no site da ABC, a diretora Heloisa Passos conta sobre dirigir seu primeiro longa-metragem assumindo papel de protagonista, fotógrafa e produtora, com uma equipe formada por 72% de mulheres e também trabalhar com Antônio Venâncio, um dos maiores pesquisadores de imagem do cinema brasileiro.

“Quando decidi fazer Construindo Pontes, o meu maior desafio era fazer com que um filme pessoal se convertesse em uma experiência coletiva. Estamos vivendo, no Brasil de hoje, um momento extremamente turbulento politicamente e a polarização tomou conta do nosso país, inclusive nas relações familiares. Ao me debruçar na relação que tenho com meu pai, entendo que, através dos afetos, podemos compartilhar o aprendizado do diálogo e exercitar cotidianamente a prática da democracia.”

Após a exibição, haverá um debate com a presença de Heloisa Passos, Laura Futuro, Tina Hardy e Beto Ferraz. Mediação: Marcelo Corpanni, ABC.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão por ordem de chegada, sujeitos à lotação da sala.
Toda a programação tem entrada gratuita.

Riscados Pela Memória

Sinopse

O dono de um sebo de discos, em meio a uma compra de LPs de segunda mão, se depara com algo que vai muito além de uma aquisição trivial.

 

Ficha Técnica

Direção: Alex Vidigal
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Duração:
20′
Formato de exibição:
DCP
Formato original:
Digital
País de origem:
Brasil
Elenco: Antonio Pitanga, Gabrielle Lopes, Isabella Ferrari, Sérgio Sartório, Thiago Jorge e Helena Naves.

Construindo Pontes

Sinopse

Heloisa é filha de Álvaro, um engenheiro civil que viveu o auge da carreira durante a ditadura militar. Entre memórias e um futuro incerto, pai e filha procuram outras formas de enxergar o mundo.

 

Ficha Técnica

Direção: Heloisa Passos
Ano de Produção: 2018
Cromia: Colorido
Duração:
72′
Formato de exibição:
DCP
Formato original:
Digital
País de origem:
Brasil
Elenco: Heloisa Passos, Álvaro Passos