SESSÃO ABC ONLINE: FOTOGRAFAÇÃO

Facebook

20/05/2020 às 17h e 18h30

Neste mês de maio, a Cinemateca Brasileira tem o prazer de anunciar sua primeira Sessão ABC online, evento promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia – ABC. A exibição online acontece em dois horários às 17:00 e 18:30, seguida de debate às 20:00 no dia 20/05 (quarta-feira).

A sessão ABC é um evento aberto ao público, que exibe produções brasileiras seguidas de debate com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização. Nesta primeira edição online o filme exibido será Fotografação dirigido por Lauro Escorel.

“Fotografação” propõe um olhar sobre a fotografia brasileira, desde seu surgimento até os dias atuais, passando pelos principais nomes dessa arte, até o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea.

O longa-metragem terá duas exibições gratuitas, dia 20/05, no canal do Facebook da Cinemateca Brasileira, às 17:00 e às 18:30.

Em seguida, às 20:00, o público participa de uma conversa com a montadora Idê Lacreta, a fotógrafa Maureen Bisilliat e o diretor Lauro Escorel, ABC. com mediação de Pepe Mendes, que acontecerá no Zoom (com limite de 100 participantes) e será retransmitido no mesmo horário na página da Cinemateca Brasileira no Facebook.

Lauro Escorel  é um dos mais importantes fotógrafos do cinema. Foi diretor de fotografia em clássicos como Mar de rosas (1977), de Ana Carolina, Bye bye Brasil (1979), de Carlos Diegues, Ironweed (1987), de Hector Babenco, São Bernardo (1971) e Eles não usam black tie (1981) de Leon Hirzsman. Foi também supervisor técnico de restaurações de obras de Hirzsman e de Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho.

Fotografação

Sinopse

Documentário sobre momentos marcantes da História da Fotografia Brasileira, construído através do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O filme focaliza a representação do País no trabalho de diversos fotógrafos e reflete sobre o impacto da fotografia digital na sociedade contemporânea.

Ficha Técnica

Direção: Lauro Escorel
Ano de Produção: 2019
Cromia: Colorido
Duração:
76′
Formato de exibição:
Digital
Formato original:
Digital
País de origem:
Brasil