TV ESCOLA COMEÇA A TRANSMITIR A SÉRIE INÉDITA “PLANO SEQUÊNCIA”

 

 

Uma confraternização entre o ator Carlos Vereza e a equipe de produção marcou o lançamento da série “Plano Sequência” nesta noite na Cinemateca Brasileira.

“Eu não queria entrevistar formalmente as pessoas, eu queria conversar com colegas e amigos”. É dessa forma que Vereza explica a ideia central que norteou essa série inédita de televisão, que conta a história do cinema nacional.

Todas as gravações aconteceram na Cinemateca Brasileira. O local é simbólico porque preserva a história do audiovisual brasileiro e possui cerca de 250 mil rolos de filmes, o maior acervo da América Latina. “Plano Sequência” tem ao todo 26 capítulos com 35 minutos cada, transmitidos todas as quartas-feiras na TV Escola às 21h, com reprises aos sábados, às 20h e aos domingos, às 19h.

Os capítulos apresentam conversas com diretores, roteiristas, atores, figurinistas e técnicos de produções relatando experiências que marcaram a filmografia nacional. Entre os entrevistados estão Olga Futemma, Neville D´Almeida, Hugo Giorgette, Mauro Mendonça, Juca de Oliveira, Lui Farias, Guilherme Fiúza, Othon Bastos, Nuno Leal Maia, Regina Duarte, David Cardoso e Maitê Proença.

Somadas às narrativas desses personagens, o público poderá assistir a cenas históricas e marcantes do cinema brasileiro, todas preservadas na Cinemateca Brasileira. Sob um olhar crítico e inovador, o projeto busca unir educação e cultura ao processo de conhecimento, ou seja, promove aprendizagem por meio do entretenimento.

Entre tantas personalidades conhecidas no cenário audiovisual, o primeiro capítulo presta homenagem especial à Olga Futemma, que trabalha há quase 40 anos no local e corporifica a essência da Cinemateca, segundo Vereza.