Skip to content
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.
Série de Eventos Série de Eventos: MOSTRA + PROTAGONISMO TRANS

Debate | PROTAGONISMO TRANS NO CINEMA: PRODUÇÃO E REPRESENTAÇÃO

1 de junho | 15:30 - 17:00

Na programação da MOSTRA + PROTAGONISMO TRANS, o debate aborta a produção e a representação trans no cinema. Participam da mesa: Amara Moira, representando o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, Ian Habib, representando o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA); Cássio Kelm, representando a Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA); e Alice Marcone, multiartista e roteirista premiada.

Das 15h30 às 17h, o debate é gratuito e aberto ao público, com tradução simultânea para LIBRAS e transmissão ao vivo no canal da Cinemateca Brasileira no YouTube.

SOBRE OS PARTICIPANTES E INSTITUIÇÕES

Alice Marcone

Alice Marcone criou e roteirizou a série “Manhãs de Setembro” (Amazon Prime Video), roteirizou as séries “De Volta aos 15” (Netflix), “Noturnos” (Globoplay) e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” (HBO). Atuou nas três últimas séries citadas e foi protagonista dos curta-metragens premiados nacional e internacionalmente “Bonde” e “Chão de Fábrica”. Apresentou e roteirizou as duas temporadas do reality show “Born to Fashion” (canal E! Entertainment). Lançou os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”, como cantora. Compôs também trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” e é intérprete da faixa “Nuvem de Lágrimas” da segunda temporada de “Manhãs de Setembro”. Foi premiada pela ABRA como “Roteirista do Ano” em 2021. Também foi jurada na semifinal do Emmy Internacional e na “Mostra Novos Rumos” do Festival do Rio em 2022.

Amara Moira

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora dos livros E se eu fosse puta (n-1 edições, 2023) e Neca + 20 Poemetos Travessos (O Sexo da Palavra, 2021). Além disso, ela é colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente atua como Coordenadora de Exposições, Programação Cultural e do Núcleo Educativo no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.

Ian Habib

Ian Habib é artista e autor dos livros Corpos Transformacionais (HUCITEC, 2021) e Performance e Teatro (SEADUFBA, 2021). Pesquisador visitante na universidade CUNY em Nova York, EUA (2023). Professor formador e conteudista da Licenciatura em Teatro (UFBA). Professor Colaborador da Pós-Graduação em Teatro e Educação (IFNMG). Ganhou 13 Prêmios. Criou o Museu Transgênero de História e Arte.

Cássio Kelm

Cássio Kelm é diretor e roteirista formado em Direção de Ficção pela EICTV em Cuba (2014-2017). Transmasculino, vive em São Paulo. Passou por mais de oitenta festivais com quinze curtas e um longa-metragem premiados internacionalmente. É diretor da segunda temporada do reality Born to Fashion do Canal E!. Selecionado para o Berlinale Talents 2024. Membro da Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA).

Museu da Diversidade Sexual de São Paulo

O Museu da Diversidade Sexual é um museu de arte brasileiro. Foi criado em 2012, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com o intuito de difundir a cultura da população LGBT no Brasil. O museu conta com exposições temporárias e itinerantes, que percorrem outras cidades do Estado de São Paulo.

Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA)

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) é o único museu trans do Brasil e um dos únicos do mundo. O museu foi desenhado como uma obra artística e como um conjunto de tecnologias transformacionais, ou seja, continuamente em transformação, para preservação, pesquisa, fruição e produção de acervos e arquivos para memória, produção de dados e empregabilidade cultural da população corpo e gênero variante brasileira, no país que mais a extermina.

Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA)

A Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA) fornece um núcleo central para corrigir a falta de representatividade de profissionais tanto atrás das câmeras quanto a sua frente e a deturpação de filmes realizados por profissionais cis. A ferramenta inclui uma base de dados colaborativa de artistas trans do Brasil e dos seus filmes, uma lista de festivais de cinema transgênero internacionais ativos, bibliografias de escrita acadêmica sobre cinema trans e meios de comunicação.

Detalhes

Data:
1 de junho
Hora:
15:30 - 17:00
Séries:
Categoria de Evento:

Local

Sala Grande Otelo
Brasil
Pular para o conteúdo