Skip to content

A Associação Brasileira de Cinematografia e a Cinemateca Brasileira realizarão durante os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público, traz na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, à educação, ao som e à direção de arte, além de outras atividades, como a Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

Este ano, entre os destaques da programação, estão a mesa sobre restauração; o debate sobre conduta no audiovisual, que debaterá temas como assédio, inclusão e diversidade no mercado; a conversa sobre o desenvolvimento e as implicações da inteligência artificial no campo cinematográfico; a mesa sobre cinema latino-americano, além das que irão debater o som no streaming e o desenho de personagem com enfoque na direção de arte.

A programação é gratuita e para participar será preciso realizar credenciamento prévio: https://abcine.org.br/eventos/semana-abc-2024/ 

 

PROGRAMAÇÃO DE MESAS

15 DE MAIO, QUARTA-FEIRA
14h – Mesa 02 〡A Conduta no Audiovisual: Assédio, Inclusão e Diversidade
A mesa tratará de três tópicos imperativos no ambiente de trabalho no audiovisual brasileiro: assédio, inclusão e diversidade. A partir de diferentes perspectivas refletirá sobre o panorama atual e debaterá quais ações podem ser tomadas para uma maior inclusão e diversidade e para que possamos trabalhar em um ambiente mais saudável.
Mediação: Tide Borges – Técnica Som Direto
César Ishikawa – Diretor de Fotografia
Deborah Medeiros – Consultora de Diversidade e Inclusão
Marcelo Rocha – Superintendente Investimento e Parceria Estratégica Spcine
Raquel Lemos – Advogada

16h30 – Mesa 03〡Apresentação ARRI: Filme “O Sequestro do voo 375” sob a perspectiva da fotografia e os novos refletores ARRI
Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da Arri, falará sobre o SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI, em seguida, o Rhebling Junior (“Rambo”) apresentará o filme “O Sequestro do Voo 375”, sob a perspectiva da fotografia, e contará com os comentários de Edson Paiva, DIT, a respeito de como foi o workflow adotado.
Mediação: Mário Jannini – Diretor Técnico para América Latina – ARRI
Edson Paiva – Técnico de Imagem Digital – DIT
Rhebling Junior – Diretor de Fotografia

18h30 – Mesa 04〡Desenvolvimentos e implicações da IA (inteligência artificial) no audiovisual
Aplicações de Inteligência Artificial estão afetando todos os setores da sociedade e acelerando cada vez mais e gerando questionamentos. Ameaça ou oportunidade? Que implicações pode trazer para os processos criativos e produtivos do audiovisual? Quais princípios devem ser observados no seu desenvolvimento e aplicação? Venha explorar conosco os diversos aspectos do debate e encontrar caminhos para atuar efetivamente dentro deste novo cenário.
Mediação: José Francisco Neto – Supervisão de Pós-produção Dot
Alfonso Parra – Diretor de Fotografia
Francisco Carvalheira Neto – Diretor de Regulação de Direitos Autorais
Lucas Maia – Diretor Geral Pós-produção 02 Pós
Roberto Moreira – Roteirista
Sonia Santana – Presidenta Sindcine

DIA 16 DE MAIO, QUINTA-FEIRA
9h30 – Mesa 05〡Sessão ABC Especial: Saudosa Maloca
Projeção do longa-metragem “Saudosa Maloca”, seguido por debate com a equipe do filme.
Mediação: Bruno Mazzoco – Documentarista
Pedro Serrano – Diretor
Lito Mendes da Rocha – Direção de Fotografia
Claudia Terçarolli – Direção de Arte
Christian Grinstein – Montagem
Mariano Alvarez – Desenho de Som

14h – Mesa 06〡Restauração no audiovisual
Abordagens possíveis a partir do olhar de curadores, restauradores, diretores de fotografias e técnicos de som
Mediação: Lauro Escorel – Diretor de Fotografia
Alice de Andrade – Cineasta Especialista em Valorização de Patrimônios Cinematográficos
Jorge Mario Vera – Diretor de Fotografia
José Luiz Sasso – Mixador e Restaurador de Som
Patrícia de Filippi – Restauradora de Filmes
Paulo Sacramento – Montador e Diretor
Rodrigo Mercês – Gerente do Laboratório de Imagem e Som – Cinemateca Brasileira

16h30 – Mesa 07〡Apresentação CANON: Produção Cinematográfica com Câmeras e Lentes Cinema EOS da Canon
Experiências e exemplos práticos de como as Câmeras e as Lentes Cinema EOS da Canon foram utilizadas em produções cinematográficas, demonstrando sua versatilidade e capacidade de elevar a qualidade visual de qualquer projeto.
Mediação: Fabio Zuccarato – Gerente de Broadcast da Canon da área Professional Imaging Solutions
Janice D’Ávila – Diretora de Fotografia

18h30 – Mesa 08A Direção de Fotografia em projetos de época. Desafios e Conceitos
Os desafios que se apresentam aos(às) diretores(as) de fotografia na criação do conceito estético e da realização prática na produção de filmes de época
Mediação: Ruda Ancona Lopez – Diretor de Fotografia e Professor
Fernanda Tanaka – Diretora de Fotografia
Fernando Young – Diretor de Fotografia
Pedro Sotero – Diretor de Fotografia
Will Etchebehere – Diretor de Fotografia

DIA 17 DE MAIO, SEXTA-FEIRA
10h – Mesa 09〡O Som no Streaming
Uma reflexão sobre as referências e os padrões do áudio na finalização sonora de produções que serão exibidas através das mais diversas plataformas de transmissão ora existentes. Desde a Captação do Som Direto, passando pelo Desenho e Edição do Som, a Mixagem Final do Áudio, os Sistemas e Formatos de Transmissão e, principalmente, a diversidade e a qualidade dos equipamentos e sistemas utilizados na recepção de todo esse conteúdo.
Mediação: José Luiz Sasso – Mixador
Caio Guerin – Mixador
Carol Barranco – Técnica de Som Direto
Giovanni Asselta – Engenheiro de Conteúdo Dept. de Vendas Dolby América Latina
Luiz Adelmo Manzano – Editor e Supervisor de Som

13h30 – Mesa 10〡Ensino no audiovisual hoje: métodos e atualidades
Os e as participantes falarão sobre suas experiências no ensino face as demandas da atualidade: multiplicação das mídias; realidade dos cursos e formações; desafios da inteligência artificial no campo do ensino do audiovisual, entre outros temas.
Mediação: Luís Villaça – Diretor de Fotografia e Professor de Pós-graduação SENAC-SP
Affonso Beato – Diretor de Fotografia
Renan Chaves – Técnico de Som Direto e Editor de Som
Silvia Hayashi – Professora de Montagem FAAP
Vera Hamburger – Diretora de Arte

16h – Mesa 11〡Olhares para o Cinema Latino-americano
Pergunta proposta para o escopo da mesa: quais questões fundamentais podemos trazer para compreender a identidade do cinema latino-americano na atualidade?
Medição: Llano – Diretor de Fotografia
Coti Donoso – Cineasta e Montadora
Ignácio Del Valle Dávila – Professor Pós-graduação Multimeios UNICAMP
Renato Vallone – Cineasta e Montador

18h30 – Mesa 12〡Direção de Arte: O desenho da figura em cena
O foco deste encontro é o processo de construção de um(a) personagem. Vamos falar de como o desenho da figura corrobora com a formação das personalidades em cena. A mesa recebe figurinistas e maquiadoras para falarem de seus processos criativos e de suas relações junto à direção de arte e à direção, principalmente, mas também à direção de fotografia e elenco.
Medição: Fabio Goldfarb – Diretor de Arte
Anna Van Steen – Maquiadora
Denise Borro – Maquiadora
Cris Rose – Figurinista
Verônica Julian – Figurinista

 

PRÊMIO ABC
Para encerrar a Semana ABC 2024, acontece no dia 18 de maio, também na Cinemateca Brasileira, a cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2024, quando serão conhecidos os grandes trabalhos vencedores de todas as categorias.
Os trabalhos selecionados pelos júris para concorrer ao Prêmio ABC 2024 estão disponíveis no site da ABC. Após votação das pessoas associadas, serão divulgados também os cinco trabalhos finalistas: https://abcine.org.br/eventos/premio-abc-2024/ 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo