Skip to content

No dia 2 de junho, às 15h, a Cinemateca Brasileira presta homenagem ao cineasta recém falecido, Sylvio Lanna. A sessão que aconteceria inicialmente em sua presença, vai exibir o curta In Memoriam – O Roteiro do Gravador (2019) e o clássico Sagrada Família (1970). Em seguida, haverá uma conversa com Daniela Siqueira, Liciane Mamede, Paulo Sacramento e Renato Coelho, com acessibilidade em em Libras e transmissão no canal da Cinemateca Brasileira no YouTube. 

 

O mineiro Sylvio Lanna ficou conhecido por ter realizado o longa Sagrada Família (1970), parte do cânone do chamado Cinema Marginal brasileiro, ou Cinema de Invenção. Além dele, dirigiu alguns curtas-metragens, como Malandro, Termo Civilizado (ou Malandrando) (1986), Um Cinema Caligráfico (2019) e In Memoriam – O Roteiro do Gravador (2019). Um ativista do cinema e sempre empolgado, ele promoveu seu “cinema caligráfico” nos últimos anos, realizando sessões de seus filmes em diversas cidades, além de ter recebido algumas homenagens em mostras e festivais.

 

Sylvio estava particularmente feliz por esse programa, marcado desde o início do ano, na Cinemateca Brasileira. Com a saúde já frágil, porém, infelizmente, o cineasta nos deixou em 12 de maio, pouco antes de ele acontecer. Possuía ainda muitos projetos e muita vontade de fazer cinema. Nesta sessão, teremos a oportunidade de ver e conversar um pouco sobre seus filmes. 

 

A programação é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão. 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

02/06/2024 | 15h00 | Sala Grande Otelo

SAGRADA FAMÍLIA e IN MEMORIAM – O ROTEIRO DO GRAVADOR

 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo